segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Consumo Consciente: Água

Olá leitores!

A educação da sociedade para um consumo consciente dos recursos que temos disponíveis para suprir nossas necessidades básicas e nosso conforto é imprescindível no mundo atual. Reuni, então, alguns exemplos do que pode ser feito neste sentido, abordando, primeiramente, um dos pontos mais críticos: a água.

Começando pelo mais simples: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto, portanto, feche a torneira ao escovar os dentes e ao se barbear. O mesmo se aplica à cozinha: não há necessidade de manter a torneira aberta enquanto está ensaboando a louça. Esta pequena mudança pode gerar uma economia de até 110 litros de água por lavagem.

Ainda falando sobre a torneira, uma pingando pode ser extremamente irritante para algumas pessoas, que correm conserta-la, mas outras não dão tanta importância a isso, deixando que dias se passem sem que uma providência seja tomada, seja por falta de tempo (o mágico tempo, que some de nossas vidas), por esquecimento ou outro motivo qualquer. Vocês podem me dizer: “Ah, espera aí! Vai me dizer agora que aquele pinga-pinga da torneira lá de casa faz alguma diferença no mundo?”; Sim, meus caros! Uma torneira pingando gasta, em média, 46 litros de água por dia, chegando a quase 17.000 litros por ano.

Não tem torneira pingando na sua casa? Ótimo! Mas como você cuida da limpeza de seu quintal ou da calçada? Com água? Atente-se a este dado interessante: com uma mangueira ligada por 15 minutos perde-se por volta de 279 litros de água. Exatamente, são 279 litros de água tratada que vão direto para o ralo. Se, ainda assim, você quiser usar água para limpar seu quintal ou calçada em vez da vassoura, use um balde com água já utilizada na lavagem de roupas, por exemplo.

Outra ótima forma de armazenar água para limpar seu quintal, lavar louça, molhar as plantas ou utilizar em qualquer outro serviço doméstico que necessite, é colocar um balde embaixo do chuveiro enquanto você vê a água correndo livremente dele ao ajustar a temperatura para o banho. Ah, o banho! Este é um dos grandes vilões quando se fala em desperdício de água. Em um banho de 15 minutos gasta-se, em média, 45 litros se o chuveiro for elétrico, chegando a 135 litros se for ducha. Se fecharmos o registro ao ensaboar, estes números caem para 15 e 45 litros respectivamente.

Agora, o carro. Muita gente pensa que o carro é como uma pessoa, que precisa de banho frequentemente. Esta brincadeira custa muito caro ao meio ambiente: por volta de 600 litros de água por limpeza. Ao substituir a mangueira pelo balde ao lavar seu carro, seu consumo será de aproximadamente 30 litros.

O segredo aqui é reduzir e reutilizar.

Até a próxima semana!

por Ana Paula Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário