domingo, 3 de outubro de 2010

Consumo Consciente: Energia Elétrica

O custo e o consumo de energia elétrica têm aumentado consideravelmente nas últimas décadas, devido a inúmeras tecnologias que vêm surgindo e sendo disponibilizadas no mercado.
Mas  como  é  que  a  redução  no  consumo  de  energia  elétrica  pode  ser considerada uma atitude “green”? Simples: a geração de energia elétrica por meio das  termelétricas emite  gases que  são nocivos à  camada de Ozônio  devido  a  utilização  de  combustíveis  fósseis,  como  o  petróleo;  no caso das hidrelétricas, são produzidas inundações que acabam com a flora e a fauna do lugar escolhido para a criação de usinas. No mundo, o setor de energia ocupa o primeiro lugar em emissão de gases de efeito estufa, representando 37% do total de emissões.
O que pode ser feito para reduzir o consumo de energia elétrica é:
- Procure usar a luz natural o máximo possível. Apague as luzes sempre que sair de um ambiente, não deixando luzes acesas em cômodos nos quais não há ninguém. Prefira lâmpadas fluorescentes, que podem diminuir o consumo em até 80%.
- Ficando ligada o tempo todo, a geladeira é um dos maiores vilões em consumo de energia, então procure colocá-la em um lugar ventilado, longe do fogão. Não coloque alimentos quentes nela, porque isso vai fazer com que o calor interno aumente, fazendo motor trabalhar mais. Não abra a porta da geladeira para pensar e não a mantenha aberta por muito  tempo. Procure comprar geladeiras  (e eletrodomésticos em geral) que tenham nota “A” no selo do Procel, pois elas são mais eficientes.
- Ao  lado da geladeira, como um dos campeões em consumo de energia, está o chuveiro elétrico. Estima-se que se uma pessoa reduzir o tempo de banho de 12 para 6 minutos, economizará o suficiente para manter uma lâmpada acesa por 7 horas. Utilize a opção “inverno” do chuveiro somente quando estiver frio. Feche a torneira ao se ensaboar. Evite tomar banho entre 18h e 20:30h, que é o horário de pico de uso de energia elétrica.
- Desconecte da tomada todos os aparelhos que não estiverem uso, pois até o carregador de celular quandof ica ligado na tomada após a carga no aparelho gasta energia.
- Sempre que possível utilize escadas em vez de elevadores, isso faz bem à sua saúde também.
- Não use o ferro para passar poucas peças de roupa, espere acumular uma quantidade razoável e passe tudo de uma vez. O mesmo se aplica na hora de lavar as roupas: espere acumular o equivalente à quantidade máxima  indicada para a máquina e  lave tudo de uma vez.  Isso economiza energia e água.
Seguindo estas dicas, seu bolso também agradece.
por Ana Paula Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário