segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Princípio

Olá!

Resolvi criar este blog como forma de difundir mais que o pensamento ecológico, a atitude ecológica. Não preciso dizer que a Terra está pedindo socorro. Temos observado tempestades cada vez mais devastadoras; ausência de estações definidas; clima mais quente; furacões e uma gama de catástrofes naturais mais e mais frequentes e avassaladoras. Nós temos parte em toda essa mudança climática que está acontecendo e podemos fazer nossa parte para diminuir nosso impacto. Como? É isso que pretendo mostrar aqui. São coisas simples e que não custam nada, muito pelo contrário, só fazem diminuir custos, principalmente com água e energia, que são os principais focos de ação. Não pense que ser somente um grãozinho de areia no mundo não faz diferença, pois são os grãos que formam a praia... Se cada um fizer sua parte, nós vamos conseguir SIM diminuir o impacto do ser humano na destruição da natureza.
Como um começo, vou colocar aqui dicas gerais de como agir em várias frentes e conforme forem passando as semanas, vou falando mais especificamente de cada assunto.


-> Água:
* Feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava louças;
* Reduza seu tempo no banho;
* Não lave quintais, carros e calçadas. Se você realmente acha que é necessário lavá-los, coloque um balde embaixo do chuveiro enquanto ajusta a temperatura da água e a reutilize para este fim, então;
* Não deixe torneiras pingando;


-> Papel e Plástico: a quantidade de impressões desnecessárias que vemos todos os dias é inquietante.
* Não é imprima apresentações de powerpoint. Se estiver em uma reunião e tiver que fazer anotações, faça-as em um caderno ou laptop
* Antes de imprimir, reflita: “é imprescindível que eu imprima isto?” se a resposta para esta pergunta for “na verdade, eu veria melhor se tivesse o papel em mãos”, não imprima!
* Quando for ao supermercado, leve sua sacola de pano, mesmo que você precise de sacolinhas plásticas e que sua compra não caiba toda em sua sacola de pano, pelo menos você já reduziu bastante o número de sacolinhas plásticas que vai levar para casa.


-> Energia Elétrica:
* Não deixe aparelhos eletrônicos em modo standby, ele  utiliza uma quantidade considerável de energia, portanto, tire da tomada os equipamentos que não precisam ficar ligados 100% do tempo (TVs, DVDs, microondas...);
* Não deixe lâmpadas acesas em cômodos vazios ou quando não são necessárias;
* Reduza seu tempo no banho, você reduz a energia gasta pelo chuveiro, que não é pouca;


-> Lixo:
* Separe o lixo reciclável do orgânico. Se você não sabe se há coleta seletiva no seu bairro ou em quais dias ela é feita, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e se informe. Muitos supermercados possuem latas de lixo reciclável disponíveis para utilização de seus clientes, atente-se a isso.
* Não jogue óleo de cozinha na pia, guarde-o em garrafas pet e jogue-o, tampado, no lixo orgânico ou utilize-o para fabricação de sabão caseiro. O grupo Pão de Açucar, por exemplo, faz o recolhimento deste material. Para cada litro de óleo que vai para a rede de esgoto, cerca de um milhão de litros de água é poluido.


A regra é Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Sabendo usar, não vai faltar.

Fico por aqui. Semana que vem volto com mais informação.

Beijos!

por Ana Paula Fonseca

Um comentário: