quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Consumo Consciente: Reciclagem

Bom dia, amigos!

Reciclagem é um termo que vem sendo amplamente utilizado atualmente, mas o que ele significa, afinal? O termo vem do inglês Re (repetir) + Cycle (ciclo). Reciclar é encontrar uma forma de reutilizar um objeto que iria para o lixo, trazendo-o de volta ao ciclo produtivo.

Por que é importante reciclar? Para preservar os recursos naturais (matéria-prima, energia, água), poupando a natureza da extração inesgotável de recursos; minimizar a poluição causada na produção e na decomposição dos produtos; e diminuir a quantidade de lixo que vai para os aterros. A reciclagem pode melhorar até mesmo a limpeza das cidades, já que a pessoa que se preocupa em reciclar não vai jogar seu lixo na rua, vai guardá-lo para depositá-lo no local correto.

A grande dúvida das pessoas que me abordam sobre o assunto é como fazer para reciclar seu lixo. O processo começa em separar o lixo orgânico (molhado) do inorgânico (seco), e então separar os materiais que podem ser reciclados (papéis, plásticos, metais e vidros). É importante lembrar que você deve limpar os materiais a serem reciclados, já que um copinho de café pode contaminar quilos de papel limpo, tornando impossível a reciclagem. Uma vez separados, informe-se se em seu bairro existe o serviço de coleta seletiva. Hoje em dia as grandes redes de supermercados contam com containers de coleta de recicláveis.

Você ainda pode se perguntar “mas como eu sei exatamente o que é reciclável?”, então, aí vão algumas dicas para ajudar:

- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel, folhas de escritório...

- Metal: latas (atum, refrigerante, ervilha, etc), pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio, grampos de papel e de cabelo...

- Plástico: garrafas Pet, sacos, copos, canos, embalagens em geral, sacolas de supermercado...

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro, copos... Atenção: lâmpadas incandescentes não são recicladas, já que não têm efeitos nocivos ao meio ambiente.

Existem também alguns tipos de lixo que devem ser tratados de forma diferenciada, como as baterias e o óleo de cozinha, por exemplo. Os grandes supermercados e alguns shopping centers recolhem pilhas e baterias velhas de celulares e câmeras, que não devem ser jogadas diretamente no lixo pela grande concentração de metais pesados. Você deve ter se perguntado agora: “espera aí, você vai me dizer agora que o inocente óleo que jogo na pia da cozinha faz mal para o meio ambiente?”. Sim, faz! Cada litro de óleo de cozinha que é jogado no esgoto contamina 1 milhão de litros de água. Este é um dos alimentos mais nocivos porque termina contaminando os rios e mares. O que deve ser feito é colocar o óleo em garrafas Pet bem fechadas e entregá-las para aquela sua tia que faz sabão ou então para uma organização especializada nesse tipo de reciclagem (veja o site www.cempre.org.br).

Para finalizar, trago algumas curiosidades:

- Cada 50 quilos de papel usado que é reciclado evita que uma árvore seja cortada.

- Cada 50 quilos de alumínio reciclado evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério.

- Com um quilo de vidro quebrado, a mesma quantidade de vidro novo é feito, com a vantagem de que o vidro pode ser reciclado infinitas vezes.

- Estima-se que o Brasil produza 240.000 toneladas de lixo por dia, sendo reciclados apenas 2% deste montante.

Converse também com pessoas que fazem artesanato, já que muitas delas aproveitam materiais que iriam para o lixo para fazer sua arte.

Até mais!

Um comentário:

  1. uau. gostei das dicas e curiosidades. mtos lugares como meu bairro, nao tem coleta seletiva. ao separar my lixo tenhu q estoca-lo ou ir ate a cooperativa (finds) pra q o reciclavel nao va pro lixao. as vzs é cansativo lutar mas sempre me sinto bem no final.bju gata tamu juntu

    ResponderExcluir