domingo, 19 de dezembro de 2010

Consumo consciente: Papel

Boa tarde, leitores!
Hoje trago como tema o consumo de papel.
O  papel  está  presente  no  topo  da  lista  dos  items  de maior  impacto  ambiental,  por  seus métodos  de produção altamente poluentes e seu consumo desenfreado. Seria lógico pensar que, com a popularização dos computadores, o consumo de papel diminuiria ao longo dos nos, mas, na contra mão da lógica, o que se viu nas últimas duas décadas do século XX, foi um consumo recorde.
Para produzir uma tonelada de papel estima-se que sejam necessárias cerca de 20 árvores, 100.000 litros de água, além de um gasto exorbitante com energia elétrica (está em quinto lugar na lista das atividades que mais consomem energia). Os danos desse processo são tão desastrosos que, há anos, a Europa tem “terceirizado” o setor, importando o papel de países cujas leis ambientais e fragilidade social e econômica dão as boas vindas à alta demanda de produção de papel.
Além do desmatamento e da utilização de água e energia,  já mencionados anteriormente, o processo de branqueamento da celulose representa um grande risco à saúde humana e ao meio ambiente, já que compromete a qualidade do solo, da água e dos alimentos, que são afetados pelos dois primeiros itens.
Como alternativa para controlar o desmatamento, foi sugerida a utilização de madeiras de reflorestamento, mas isto não é totalmente benéfico, já que, com o reflorestamento, seriam criadas monoculturas, que acabam  com  as matas  nativas,  com  a  biodiversidade  da  área  afetada  e,  no  caso  da monocultura  de eucalipto, por exemplo,  tanta água é consumida por estas árvores que os  recursos hídricos da  região podem ser drasticamente afetados.
O que pode ser feito, então, para controlar esta situação?
• Reduzir o consumo de papel;
• Usar iltros, guardanapos e toalhas de pano;
• Utilizar os dois lados do papel ao imprimir ou escrever;
  Recusar  folhetos  de  propaganda  que  não  sejam  de  seu interesse;
  Utilizar  o  lado  branco  de  papéis  impressos  como rascunho;
• Comprar produtos reciclados;
• Evitar comprar produtos que tenham excesso de embalagem;
• Revisar textos na tela do computador, imprimindo somente o que for de vital importância;
• Desabilitar o envio do extrato mensal bancário para sua casa (o mesmo serve para conta de celular).
Outro ponto  importante é a decomposição do papel, que pode  levar até 100 anos quando  jogado em aterros com pouca umidade.
O mais importante no que diz respeito a papel é reduzir!

3 comentários:

  1. Adorei seu blog...agora falta cada um fazer sua parte..
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Valeu! É, essa é a intenção: plantar a sementinha do "fazer" ;o)

    ResponderExcluir
  3. usei essa materia com as crianças hj. elas trazem ideias , sao mto criativas . parece haver um elo, uma corrente entre pessoas como vc e as açoes da mae natureza. brigado. nao pare d publicar. precisamus d vc.tamu juntu bju

    ResponderExcluir