Olá pessoal!
Finalmente estou de volta! Tive que deixar o blog de lado um pouco para correr atrás das coisas do curso de Meio Ambiente que estou fazendo... Mas, hoje deu uma brecha e cá estou!
Hoje quero falar sobre o exercício da civilidade. Quantas vezes já ouvi as pessoas na rua reclamando que vivemos em uma cidade suja, que só tem lixo nas ruas e que as pessoas não têm educação... Você já deve ter falado isso pelo menos uma vez e eu concordo com isso, mas quantas vezes você parou pra pegar um papel do chão e jogar no lixo? Quantas vezes você deixou de levar seu lixo pra jogar em casa quando não encontrou um cesto na rua em vez de discretamente e com todo o cuidado, colocar sua latinha de refrigerante entre as outras, ali, escondidinha, no cantinho do muro? O que eu proponho, é que falemos e façamos mais... Se você está passando por um lugar que tem uma latinha ou um papel no chão, não custa pegá-lo e colocá-lo no lixo. "Eu não vou pegar lixo de pessoas mal educadas!! De jeito nenhum!", você pode me dizer isso, mas pense bem: esse objeto jogado no chão não está interferindo no seu ambiente também? Então porque simplesmente largá-lo lá e continuar só criticando? Qual é a mensagem que queremos passar pros nossos filhos? A de que cada um tem responsabilidade por seus atos, mas que não podemos trabalhar pelo bem comum porque "não fui quem fez"?
Então, a minha mensagem de hoje é: faça o que estiver ao seu alcance. Se cada um fizer a sua parte, nós vamos chegar em um ponto no qual todos juntos trabalharemos para que as coisas funcionem do jeito que devem ser. Então, pegue o papel, a latinha, o copo de plástico do chão e jogue na lixeira mais próxima. Está tomando uma água, um refrigerante e não tem lixeira por perto? Leve consigo e jogue no lixo da sua casa. São ações tão pequenas, mas que geram um resultado tão positivo.
E não pense que as pessoas não vêem o que você faz e não tomam por exemplo, porque outro dia eu estava na padaria e tinha umas 5 pessoas atrás de mim na fila para fazer o pedido. Então eu disse pra moça do balcão que eu não queria sacolinha e comentei com a pessoa ao lado que não pegava para proteger o meio ambiente. Eis que estou no caixa pagando a conta e vejo que as pessoas que estavam atrás de mim, também não pegaram sacolinhas. Foi algo pequeno? Foi, mas naquele dia algo mudou para aquelas pessoas. Elas perceberam que não precisam das sacolinhas, afinal, e, passaram a participar do movimento de proteção ao planeta.
O importante é plantar a sementinha. Somos observados a todos os momentos e sempre vai ter alguém para tirar algo de bom do que fazemos, mesmo que não tenhamos essa intenção.
Essa é a dica de hoje. Até mais!
Hello everyone!
I'm back at last! I had to leave my blog for a while since I had many work at school but I have some free time today and here I am!
So, my message today is: do whatever you can. If everyone does what should be done, we´ll reach a point when we all will work to make things work the way the should!
People are watching us all the time! Someone will always take something from what you do so plant a good seed...
That's all for the day. See ya!
Nenhum comentário:
Postar um comentário