segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Consumo Consciente: Água

Olá leitores!

A educação da sociedade para um consumo consciente dos recursos que temos disponíveis para suprir nossas necessidades básicas e nosso conforto é imprescindível no mundo atual. Reuni, então, alguns exemplos do que pode ser feito neste sentido, abordando, primeiramente, um dos pontos mais críticos: a água.

Começando pelo mais simples: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto, portanto, feche a torneira ao escovar os dentes e ao se barbear. O mesmo se aplica à cozinha: não há necessidade de manter a torneira aberta enquanto está ensaboando a louça. Esta pequena mudança pode gerar uma economia de até 110 litros de água por lavagem.

Ainda falando sobre a torneira, uma pingando pode ser extremamente irritante para algumas pessoas, que correm conserta-la, mas outras não dão tanta importância a isso, deixando que dias se passem sem que uma providência seja tomada, seja por falta de tempo (o mágico tempo, que some de nossas vidas), por esquecimento ou outro motivo qualquer. Vocês podem me dizer: “Ah, espera aí! Vai me dizer agora que aquele pinga-pinga da torneira lá de casa faz alguma diferença no mundo?”; Sim, meus caros! Uma torneira pingando gasta, em média, 46 litros de água por dia, chegando a quase 17.000 litros por ano.

Não tem torneira pingando na sua casa? Ótimo! Mas como você cuida da limpeza de seu quintal ou da calçada? Com água? Atente-se a este dado interessante: com uma mangueira ligada por 15 minutos perde-se por volta de 279 litros de água. Exatamente, são 279 litros de água tratada que vão direto para o ralo. Se, ainda assim, você quiser usar água para limpar seu quintal ou calçada em vez da vassoura, use um balde com água já utilizada na lavagem de roupas, por exemplo.

Outra ótima forma de armazenar água para limpar seu quintal, lavar louça, molhar as plantas ou utilizar em qualquer outro serviço doméstico que necessite, é colocar um balde embaixo do chuveiro enquanto você vê a água correndo livremente dele ao ajustar a temperatura para o banho. Ah, o banho! Este é um dos grandes vilões quando se fala em desperdício de água. Em um banho de 15 minutos gasta-se, em média, 45 litros se o chuveiro for elétrico, chegando a 135 litros se for ducha. Se fecharmos o registro ao ensaboar, estes números caem para 15 e 45 litros respectivamente.

Agora, o carro. Muita gente pensa que o carro é como uma pessoa, que precisa de banho frequentemente. Esta brincadeira custa muito caro ao meio ambiente: por volta de 600 litros de água por limpeza. Ao substituir a mangueira pelo balde ao lavar seu carro, seu consumo será de aproximadamente 30 litros.

O segredo aqui é reduzir e reutilizar.

Até a próxima semana!

por Ana Paula Fonseca

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Princípio

Olá!

Resolvi criar este blog como forma de difundir mais que o pensamento ecológico, a atitude ecológica. Não preciso dizer que a Terra está pedindo socorro. Temos observado tempestades cada vez mais devastadoras; ausência de estações definidas; clima mais quente; furacões e uma gama de catástrofes naturais mais e mais frequentes e avassaladoras. Nós temos parte em toda essa mudança climática que está acontecendo e podemos fazer nossa parte para diminuir nosso impacto. Como? É isso que pretendo mostrar aqui. São coisas simples e que não custam nada, muito pelo contrário, só fazem diminuir custos, principalmente com água e energia, que são os principais focos de ação. Não pense que ser somente um grãozinho de areia no mundo não faz diferença, pois são os grãos que formam a praia... Se cada um fizer sua parte, nós vamos conseguir SIM diminuir o impacto do ser humano na destruição da natureza.
Como um começo, vou colocar aqui dicas gerais de como agir em várias frentes e conforme forem passando as semanas, vou falando mais especificamente de cada assunto.


-> Água:
* Feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava louças;
* Reduza seu tempo no banho;
* Não lave quintais, carros e calçadas. Se você realmente acha que é necessário lavá-los, coloque um balde embaixo do chuveiro enquanto ajusta a temperatura da água e a reutilize para este fim, então;
* Não deixe torneiras pingando;


-> Papel e Plástico: a quantidade de impressões desnecessárias que vemos todos os dias é inquietante.
* Não é imprima apresentações de powerpoint. Se estiver em uma reunião e tiver que fazer anotações, faça-as em um caderno ou laptop
* Antes de imprimir, reflita: “é imprescindível que eu imprima isto?” se a resposta para esta pergunta for “na verdade, eu veria melhor se tivesse o papel em mãos”, não imprima!
* Quando for ao supermercado, leve sua sacola de pano, mesmo que você precise de sacolinhas plásticas e que sua compra não caiba toda em sua sacola de pano, pelo menos você já reduziu bastante o número de sacolinhas plásticas que vai levar para casa.


-> Energia Elétrica:
* Não deixe aparelhos eletrônicos em modo standby, ele  utiliza uma quantidade considerável de energia, portanto, tire da tomada os equipamentos que não precisam ficar ligados 100% do tempo (TVs, DVDs, microondas...);
* Não deixe lâmpadas acesas em cômodos vazios ou quando não são necessárias;
* Reduza seu tempo no banho, você reduz a energia gasta pelo chuveiro, que não é pouca;


-> Lixo:
* Separe o lixo reciclável do orgânico. Se você não sabe se há coleta seletiva no seu bairro ou em quais dias ela é feita, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e se informe. Muitos supermercados possuem latas de lixo reciclável disponíveis para utilização de seus clientes, atente-se a isso.
* Não jogue óleo de cozinha na pia, guarde-o em garrafas pet e jogue-o, tampado, no lixo orgânico ou utilize-o para fabricação de sabão caseiro. O grupo Pão de Açucar, por exemplo, faz o recolhimento deste material. Para cada litro de óleo que vai para a rede de esgoto, cerca de um milhão de litros de água é poluido.


A regra é Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Sabendo usar, não vai faltar.

Fico por aqui. Semana que vem volto com mais informação.

Beijos!

por Ana Paula Fonseca